Um robô escreveria um artigo inteiro?

Foto por cottonbro em Pexels.com

Com a alarmante manchete “Um robô escreveu este artigo inteiro. Você ainda esta assustado, humano; A robot wrote this entire article. Are you scared yet, human?” Vemos um robô escrevendo um artigo sobre sua própria existência refletindo sobre a esporádica violenta natureza humana. Não vejo a hora de bater um papo com esse robô. E você? Porém ao irmos além da manchete e com alguma pesquisa rápida podemos notar que na verdade trata-se de um algoritmo de aprendizagem de frases e a carta recebeu muita ajuda humana.

A inteligência artificial é capaz de após ensinada, passar a aprender sozinha e criar respostas baseadas com experiências anteriores. Então podemos nos perguntar, as criações de um robô são propriedade intelectual de quem? Podemos atribuir à seus criadores? Seria atribuir a propriedade aos criadores como atribuir aos professores ao invés de um aluno? Onde se inicia o direito a propriedade? O que é criação? Os dados de usuários humanos estão seguros de buscas feitas por IA na internet?

A discussão sobre direitos aos robôs já foi iniciada, mas esta longe de terminar. O fornecimento de dados às redes sociais e a doação direitos de propriedade intelectual estão banalizados e sem perceber nossa sociedade já é controlada por robôs de IA. Algoritmos que controlam os conteúdos do Facebook sabem identificar sua marca favorita ao analisar suas fotos ou detectar seu humor baseado na posição e velocidade com que seu dedo desliza sobre a tela. O do Netflix lhe sugere conteúdos baseados em seu gosto e até auxilia a criar roteiros.

Mas os robôs ainda não possuem personalidade empatia. Não são capazes de se autodesenvolverem nem reproduzir. Apesar de comporem e criarem obras de arte. Afinal, oque é arte? Estamos longe de termos alcançado a concessão dos direitos humanos para todos humanos na terra, mas já devemos nos preocupar com o futuro dos frutos das invenções de alguns robôs. O que você acha de direitos aos robôs?

Fontes:

https://www.theguardian.com/commentisfree/2020/sep/08/robot-wrote-this-article-gpt-3?fbclid=IwAR2w7Q7cXPRJ8PGRWh7eMH9ZVDx29XwlEod-VUDk5aXZjAKQaNkoyuc6PO8;

https://thenextweb.com/neural/2020/09/08/the-guardians-gpt-3-generated-article-is-everything-wrong-with-ai-media-hype/

https://news.bloomberglaw.com/ip-law/insight-intellectual-property-challenges-during-an-ai-boom

https://www.gov.uk/government/consultations/artificial-intelligence-and-intellectual-property-call-for-views

https://www.fastcompany.com/90333067/creepy-facebook-patent-uses-image-recognition-to-scan-your-personal-photos-for-brands

https://help.netflix.com/en/node/100639

https://uxplanet.org/netflix-binging-on-the-algorithm-a3a74a6c1f59

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: