Sobre

Ramon Rogado Guedes de Camargo

Sou entusiasta de novas tecnologias humanas. Desde criança desejei criar coisas novas. Em 2010 iniciei a graduação em Fisioterapia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Na graduação participei da bateria da UFSCar tocando Surdo, participando dos jogos TUFSCar e Tusquinha. Participei como organizador do Simpósio de Fisioterapia da UFSCar. Fui presidente do Centro Acadêmico 2 de Setembro de Fisioterapia onde assumi de 2015 a 2016. Como estudante de graduação em fisioterapia tive contatos que foram muito enriquecedores para meu desenvolvimento pessoal. Pessoas incríveis com as quais nutro grande consideração e amizade.

Desde o inicio da graduação de fisioterapia sempre tive grande vontade de trabalhar com tecnologias inovadoras e cheguei a pensar em migrar para Engenharia e também pensando em contemplar a criação artística.

Iniciei os estágios obrigatórios em 2016 em Ortopedia do Esporte no Centro Olímpico de Terapia e Pesquisa (UNIFESP) e em seguida na Unidade Saúde Escola (USE) da UFSCar em Neurologia Infantil, Ergonomia, Neurologia Adulta, Gerontologia, Reumatologia, Sistema Cardiológico, Sistema Respiratório.

Após indicação do Prof. Dr. Thiago Luiz de Russo, Neurologia, pude realizar o trabalho de conclusão de curso em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) acompanhando o Prof. Dr. Adriano Siqueira na analise dos dados coletados com o Exoesqueleto Robótico AnkleBot, parte do doutorado da Dra. Marcela Couto. Me formei no ano de 2017 onde comecei a atuar como fisioterapeuta nas áreas de fisioterapia esportiva, ortopedia e traumatologia, neurologia e gerontologia.

Ainda em 2017 ao visitar a feira “Hospitalar” conheci a empresa fabricante de cadeira de rodas esportivas Jumper. Com as cadeiras da Jumper pude perceber como as cadeiras de rodas podem ser muito mais que apenas meios de transporte, mas sim dispositivo que reflete a personalidade e as necessidades dos usuários.

Em 2018 pude iniciar meu Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Interunidades de Bioengenharia da Universidade de São Paulo (USP) sob a orientação do Prof Dr. José Marques Novo Júnior diretor do Laboratório de Inovação e Empreendedorismo em Tecnologia Assistiva (LIETEC) com bolsa de financiamento CAPES. Iniciei a parceria com o LIETEC ao ingressar no mestrado onde percebi a necessidade em estudar quem são os usuários de cadeira de rodas e os profissionais que atuam na área.

Fui colaborar da startup Grokmaker que atua desenvolvendo e aplicando experiências STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts & Math (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) – para profissionais, entidades e empresas. com sede no Onovolab, maior centro de inovação independente da América Látina. No Onovolab pude ter contato com experiência empreendedora e participar do projeto GrokOut de treinamento corporativo lúdico com jogos de Escape Room (escapada).

Agora, finalizando o mestrado em Bioengenharia, percebo a necessidade de ampliação na atenção e criação de recursos inclusivos de baixo custo para melhorar a qualidade de vida, ou nos possibilitar chegar a lugares nunca antes alcançados. Também sinto crescer a paixão por elaborar projetos para criação de dispositivos com objetivo de aumentar as capacidades humanas.


Entre em contato

Ramon R. Guedes de Camargo
Mestrando Bioengenharia
Fisioterapeuta
Crefito-3 236370-F

+55 16 981697818

Secretaria de Bioengenharia no campus da USP em São Carlos
Avenida Trabalhador são-carlense, 400 – Parque Arnold Schimidt.
CEP 13566-590 – São Carlos – SP.


Envie uma mensagem para nós

Direitos autorais de Ramon R. Guedes de Camargo – Todos os direitos reservados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: